Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Especial: Cinema - 1985

Para continuar a saga dos filmes mais marcantes dos anos 80, a listinha da semana apresenta os de 1985! Confira:


A Cor Púrpura (The Color Purple, EUA)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Margaret Avery, Oprah Winfrey, entre outros.
Baseado no romance homônimo de Alice Walker, vencedora do Prêmio Pulitzer em 1983, A Cor Púrpura é considerado um belo filme por uns e melodramático em excesso por outros. Fato é que esta película fez muito sucesso na época, tanto de crítica quanto de público. Em suma, aqui temos a narrativa da história de Celi (Goldberg) que, ainda menina, é violentada pelo pai, se torna mãe e é forçada a se separar dos filhos. No desenrolar da trama, Celi revela seu brilhantismo e ganha consciência das possibilidades que o mundo pode oferecer. Recebeu dez indicações ao Oscar, mas não venceu nenhuma.

Cocoon (Cocoon, EUA)
Direção: Ron Howard
Elenco: Don Ameche, Wilford Brimley, Hume Cronyn, Brian Dennehy, Jack Gilford, entre outros
.

Extraterrestres chegam à Terra com a missão de resgatar alguns casulos com seres de outros planetas que estavam numa piscina abandonada. Três velinhos que vivem num asilo nas proximidades começam a usar a piscina, sem desconfiar de nada e passam a se sentir rejuvenecidos e cheios de disposição. Quando descobrem o que está acontecendo, ajudam os extraterrestres a cumprirem sua missão. Cocoon levou o Oscar por Melhor Ator Coadjuvante para Don Ameche e Melhor Efeitos Especiais. Em 1988 saiu uma continuação Cocoon 2 - O Regresso.


Trailer: Cocoon

Os Goonies (The Goonies, EUA)
Direção: Richard Donner
Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Corey Feldman, Kerri Green, Martha Plimpton, Jonathan'Ke Huy Quan, John Matuszak, entre outros.


Um grupo de amigos descobre um possível mapa do tesouro e, intrigados, vão testar a legitimidade do mesmo. Quando começam a perceber que aquilo é real, embarcam numa aventura que podem deixá-los ricos e evitar a destruição de suas casas. A dublagem original (dos Estúdios Herbert Richers), conta com os irmãos Selton e Dalton Mello.

A História Oficial (La Historia Oficial, Argentina)
Direção: Luiz Puenzo
Elenco: Hécto Alterio, Norma Aleando, Chunchuna Villafañe, Guillermo Battaglia, Chela Ruíz, entre outros.

Foi o primeiro filme produzido na América Latina a levar um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para casa. O segundo, também argentino, foi O Segredo de seus olhos, vencedor deste ano.
A História Oficial tem como personagem principal uma professora de classe média que descobre que sua filha adotiva pode ser uma criança cujos pais foram presos políticos durante a ditadura militar, que por lá durou de 1976 a 1983. Li por aí que Puenzo escrevia e pretendia fazer o filme as escondidas do regime militar, mas este acabou ruindo antes do roteiro ficar pronto. Até onde isso é verdade não tive como confirmar, mas esse retrato sobre crueldades cometidas por militares e outros desdobramentos foi lançado logo após a queda da ditadura. Além de nuestros hermanos não viverem solamente de futebol, também tratam a questão da ditadura sob outro viés: não se protege a identidade de torturadores por lá, por exemplo. O filme todo foi rodado em Buenos Aires. Além do Oscar, o filme também foi premiado no Festival de Cannes, no Globo de Ouro e no Festival de Berlim.





"Compreender a história é preparar-se para compreender o mundo. Nenhum povo pode sobreviver sem memória. E a memória é a história dos povos".

De Volta Para o Futuro (Back To The Future, EUA)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilson, Claudia Wells, entre outros.

Quem nunca desejou viajar no tempo, por qualquer motivo que seja? Nessa aventura da trilogia De Volta Para o Futuro, Marty Mcfly (Michael J. Fox) realiza essa loucura. Assistente do ambicioso cientista Dr. Emmete Brown (Christipher Lloyd), Marty entra no De Lorean em experimento do Dr. Brown para fugir de terroristas - que procuravam o plutônio roubado pelo Dr. Sem perceber, a carro atinge a velocidade necessária para gerar a energia para viajar no tempo e acaba "pousando" em 1955. Lá, encontra seus pais, ainda jovens. Porém ,Marty acaba alterando a realidade quando sua "mãe" meio que se apaixona por ele. Então ele precisa reorganizar as coisas para não alterar drasticamente o futuro - embora as coisas não sejam mais as mesmas quando se mexe no passado... O filme foi indicado ao Oscar por Melhor Canção Original, Som e Roteiro Original, mas só levou o prêmio por Melhores Efeitos Sonoros.

De Lorean modificado usado como máquina do tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário