Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

domingo, 21 de março de 2010

Especial: Cinema - 1984

Meus caros, dando continuidade a lista das memoráveis películas dos anos 80, mais alguns pra vocês, dessa vez os melhores de 84! Esse foi, até agora, o ano mais legal de se pesquisar, pois são dele vários clássicos que marcou quem cresceu nessa década colorida...


Gremlins (Gremlins, EUA)
Direção: Joe Dante
Elenco: Hoyt Axton, Don Steele, Scoot Brady, Arnie Moore.



Tudo começa com um pai tentando arrumar o melhor presente de natal para seu filho. Andando por Chinatown, ele encontra o simpático Mogwai. Só que, para manter esse bichinho aparentemente simpático, deve ser cumpridas, à risca, três regras: nunca deixá-lo exposto ao sol nem à luz forte, nunca molhá-lo e, sobretudo, nunca alimentá-lo depois da meia-noite. Como essas regras não são respeitadas, uma série de confusões começam... com muitas criaturas más aterrorizando a cidade! Todos os gremlins são bonecos reais, ou seja, marionetes, fantoches e a técnica do stop motion foram usados para dar vida aos bichinhos mais peculiares do cinema.





Em 1990, uma continuação foi lançada Gremlins 2 - A Nova Turma, do mesmo diretor e também muito divertido! Tão divertido que não sei o que foi melhor: os gremlins cantando New York, New York ou o fofinho do Gizmo "trajado" de Rambo!







A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte / The Neverending Story, Alemanha, EUA)
Direção: Wolfgang Petersen
Elenco: Barret Oliver, Gerald McRaney, Drum Garret, Darryl Cooksey, Nicholas Gilbert.

Baseado no livro do escritor alemão Michael Ende, A História Sem Fim dá vida aos mais encantadores personagens. É uma adorável aventura que o jovem Bastian vive quando abre um misterioso livro.
Em 1990, a história ganha uma continuação A História Sem Fim II: O Próximo Capítulo.

Trailler - A História Sem Fim


Era Uma Vez na América (Oce Upon a Time in America, Itália, EUA)
Direção: Sergio Leone
Elenco: Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Joe Pesci, Burt Young, entre outros.
Uma obra maravilhosa de Leone, conta a história de David (De Niro) e Maximilliam (Woods), descendentes de judeus que na década de 20 crescem juntos cometendo pequenos crimes em Nova York. Ao longo do tempo, vão ganhando espaço na máfia e, aqueles que foram amigos no passado, se tornam rivais.





O Exterminador do Futuro (Terminator, EUA)
Direção: James Cameron
Elenco: Arnold Schwarzeneger, Michael Biehn, Linda Hamilton, Paul Winfield, entre outros.
O Exterminador do Furuto foi o primeiro da "trilogia" - entre aspas porque trilogia, por definição, consiste em somente três. Um andróide, interpretado pelo governador da Califórnia, vem do futuro com o objetivo de matar a mãe de um futuro líder guerrilheiro humano e, deste modo, evitar seu nascimento. Mas ele não vem sozinho. Um guerrilheiro, também do futuro, vem para proteger essa mulher.
Agora toda vez que, por algum motivo, eu sinta raiva do Cameron eu paro e penso: "calma, ele fez o exterminador...". E vai dizer que não foi muuuito emocionante ver esse filme, pela primeira vez?
O segundo episódio da saga é de 1991, seguido pelo terceiro A Rebelião das Máquinas (o mais fraco de todos) de 2003 e, ano passado, estreiou o quarto filme A Salvação, que é melhor que o terceiro e tem Christian Bale no papel do John Connor. Convenhamos, boa escolha.




Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, EUA)
Direção: Ivan Reitman
Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Annie Potts, entre otros.
Três professores universitários perdem seus empregos e acabam achando a solução para seus problemas abrindo uma agência especializada em fenômenos espirituais.
Eu me lembro de ficar de pé na sala para ver esses caras saindo do Ecto-1 para enfrentar o Monstro de Marshmallow (Mr. Stay Puft). E aquela musiquinha então? E nem me venha falar que os efeitos são toscos, na época era o máximo, não seja anacrônico! Aproveite o filme, vá! As duas indicações que Ghostbusters recebeu ao Oscar foram, justamente, por Canção Original e Efeitos Visuais. A continuação saiu em 1989.


Who you gonna Call? Ghostbusters!

Sinto-me na obrigação de fazer um adendo aqui: Footloose! Nada me fazia dançar mais na frente da TV do que isso!

Let's Dance!!!!

6 comentários:

  1. Eu tinha um certo medo da história sem fim quando era pequeno, não sei pq...rs. Rola boato que vai sair Gremlins 3D, e o Ghostbusters parecia que ia ter uma continuação. O cinema esta parecendo um loop...hehe

    ResponderExcluir
  2. Gremlins *______*
    Ghostbusters *_____*

    fantásticos filmes ^^

    ResponderExcluir
  3. Gremlins eu tinha medo rs, esses dias passou no SBT me deu uma nostalgia, saudades da infância
    História sem fim eu gostava tanto...
    Ghostbusters, febre da época...
    Tempo bom que não volta mais
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. só-tenho-uma-coisa-a-dizer:quantas-saudadessssssssss-anos-80-e-90,foram-os-melhores-com-certeza.............tempos-muuuito-bons.

    ResponderExcluir
  5. Filmes classerrimos todos exelentes e o que mais me marcou foi os caça fantasmas era febre na epoca total mas historia sem fim e gremilns tb marcaram muito e sao deliciosos de assistir hj em dia em casa confortavel comendo um pipoquinha um refri e relembrar otimos momentos que delicia é a setima arte que saudade dos anos 80!

    ResponderExcluir
  6. Footloose, ritmo louco! hahahahaha
    Acho que nem me lmebraria mais desse filme...

    ResponderExcluir