Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cinema - Filmes 1982

Olá! Continuando nossas listinhas, lhe apresento os filmes mais marcantes lançados em 82:

Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist, EUA)
Direção: Tobe Hooper
Elenco: Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Dominique Dunne, Oliver Robins e Heather O'Rouke.

Polter, que em alemão significa ruído e geist, espírito, formaram o título desse filme escrito e produzido por Steven Spielberg que, definitivamente, não é um baita filme, não mesmo. Mas muita gente ficou com aquele medinho vendo a história de uma família visitada por fantasmas e que fenômenos paranormais vão ficando mais estranhos e intensos a cada momento. O filme teve sequências: Poltergeist II - O Outro Lado (1986) e Poltergeist III - Cresce o Pavor (1988). Interessante é que muitos atores tinham medo de atuar nas continuações do filme, pois cinco morreram durante as gravações do primeiro longa, fora as histórias assombrosas que, reza a lenda, aconteciam com quem participou do filme.



E.T. - O Extraterrestre (E.T. - The Extra - Terrestrial, EUA)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace-Stone, Peter Coyote e Debra Winger (que faz a voz do E.T.)

Contando a história de um alienígena perdido na Terra que faz amizade com um menino de dez anos, esse foi o primeiro longa a ultrapassar a marca de 700 milhões de doláres de arrecadação (que hoje não é muito perto do que Avatar já ganhou, mas pra época...). Fez - e ainda faz - tanto sucesso porque é atemporal e retrata uma amizade mágica e sem fronteiras.
No Oscar de 1983 venceu nas categorias Melhor Trilha Sonora, Efeitos Especiais, Efeitos Sonoros e Som e ainda concorreu para Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Fotografia e Edição.


Fanny e Alexander (Fanny och Alexander, Alemanha, França e Suécia)
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Kristina Adolphson, Börje Ahlstedt, Pernilla Allwin, Kristian Almgrem, Allan Edwall entre outros.
No ínicio do século XX, um casal de irmãos perde seu pai. Logo, o garoto - Alexander - começa a ver o espírito do pai. Um tempo depois, a mãe Emilie se casa de novo, com um sujeito extremamente religioso e rígido, e os irmãos são obrigados a viver em uma casa de hábitos muito severos. Este fora um dos mais famosos trabalhos de Ingmar Bergman, que também assinou o roteiro desse longa e levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Fotografia, Figurino e Direção de Arte, em 1984.




A Escolha de Sofia (Sophie's Choice, EUA)
Direção: Alan J. Pakula
Elenco: Meryl Streep, Kevin Kline, Peter McNicol, Rita Karin, entre outros.

Baseado no romance William Styron, de 1979, A Escolha de Sofia narra o dilema de uma mãe polonesa que, num campo de concentração, é forçada por um soldado nazista a escolher um dos seus filhos para ser morto. Se não escolhesse nenhum, todos seriam mortos. A história é contada por um aspirante a escritor que, já em 1947, acaba tendo Sofia como vizinha. A atuação de Meryl Streep foi maravilhosa, tanto que lhe rendeu vários prêmios como Melhor Atriz, no Oscar, no BAFTA e no Globo de Ouro.





Blade Runner, O Caçador de Andróides (Blade Runner, EUA)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh, Daryl Hannah, entre outros.

Este longa de ficção científica vislumbra uma Los Angeles em 2019, onde é necessário que blade runners (uma polícia especial) caçe e "aposente" os replicantes - criaturas criadas para serem semelhantes aos humanos, porém mais fortes e ágeis, de modo a excercer tarefas desagradáveis para os homens. São criados no contexto da humanidade iniciando a colonização espacial. Esses replicantes têm um desenvolvimento agressivo e se rebelam - e passam a ter a presença proibida na Terra. Foi indicado ao Oscar, em 1983, nas categorias Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais.

Um comentário: