Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cinema - Especial Anos 80

Como prometido, estamos selecionando os filmes mais marcantes da década de 80! Agora, o top five 1981:

Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, Inglaterra)
Direção: Hugh Hudson
Elenco: Nicholas Farrel, Nigel Havers, Ian Charleson, Ben Cross.
É baseado na cativante história real de dois atletas britânicos que competem entre si nos Jogos Olímpicos de 1924, retrato o esporte como um meio para a concretização de sonhos. Das sete indicações ao Oscar que recebeu, levou quatro: Melhor Filme, Roteiro Original, Figurino e Trilha Sonora (pelo tema feito pelo grego que ficou conhecido como Vangelis - é aquela musiquinha que, desde então, virou hit oficial de toda maratona, em todos os jogos). O filme também foi premiado pelo BAFTA, pelo festival de Cannes, o Globo de Ouro e também pela Academia Japonesa de Cinema, em 1983.

Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída (Christiane F. - Wir Kinder vom Bahnhof Zôo, Alemanha)
Direção: Uli Edel
Elenco: Natja Brunckhorst, Thomas Haustein, Jens Kuphal
É baseado no livro autobiográfico da minha xará (que me fez ouvir piadinhas maldosas em toda minha vida escolar) Christiane Vera Felscherinow, em que narra suas experiências com o vício de drogas. O filme tem cenas fortes na retratação do mergulho nas drogas e prostituição - como solução para o sustento do vício.


Num Lago Dourado (On Golden Pond, EUA)
Direção: Mark Rydell
Elenco: Henry Fonda, Katharine Hepburn, Jane Fonda.

Nesse filme a jovem Jane interpreta a filha de seu próprio pai - no que foi o último filme da carreira de Henry. Retratando um drama familiar, Num lago Sourado faturou três prêmios no Oscar de 1982: Melhor Roteiro Adaptado, Ator e Atriz e concorreu a mais sete. Foi premiado também no Globo de Ouro e no BAFTA.

Reds (Reds, EUA)
Direção: Warren Beatty
Elenco: Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann, Jerzy Kosinski, Jack Nicholson.
O filme é baseado na vida de John Reed, jornalista e escritor norte-americano que viaja pelo mundo participando de movimentos revolucionários de caráter socialista, como o Zapatista, no México, e sobretudo, a Revolução de 1917, na Rússia. Inspirado, volta aos EUA onde planeja um movimento similar. John Reed é o autor do livro Os Dez Dias que Abalaram o Mundo. Das doze indicações ao Oscar que recebeu, levou apanas três: Melhor Direção, Atriz Coadjuvante e Fotografia. Warren Beatty também foi premiado melhor diretor no Globo de Ouro.



Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, EUA)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey, John Rhys-Davies.
A primeira grande aventura do famoso arqueólogo que, na década de 1930, sai à caça da Arca da Aliança que, segundo as Escrituras, conteria Os Dez Mandamentos. Seus adversários: os nazistas. Venceu cinco prêmios no Oscar, em categorias técnicas: Efeitos Especiais, Efeitos Sonoros, Som, Edição e Direção de Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário