Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Literatura - As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

A crônica é um estilo literário que foi ganhando admiradores ao longo do tempo no país. Com pequenas histórias, na maioria das vezes narradas em primeira pessoa, a crônica é encantadora sobretudo pela liberdade que possibilita ao autor. Nunca saberemos se determinado cronista conta alguma experiência própria ou algo criado por sua imaginação, contudo sabemos que a crônica é capaz de nos revelar muito sobre o próprio autor, sua época e seu estilo. É como viajar, por um instante, pela ótica de outra pessoa.
O livro As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, selecionadas por Joaquim Ferreira dos Santos, (editora Objetiva) nos permite apreciar o desenvolvimento do estilo no Brasil: a obra está dividida cronologicamente e tem assinaturas de autores de peso como Machado de Assis e José de Alencar.
O leque temático é imenso e as visões embutidas nas histórias também. Recomendo, em especial, as crônicas Chorinho para a amiga, de Vinicius de Moraes, Ser Brotinho de Paulo Mendes Campos, a sagaz "Cãomício no calçadão" de José Carlos Oliveira, a poética Ter ou não ter namorado, de Artur da Távola, Dialogando com o público leitor, de João Ubaldo Ribeiro e Pessoas Habitadas de Martha Medeiros. Há ainda muitas outras que merecem realmente serem lidas.
Nas palavras do organizador Ferreira dos Santos, " literatura é tudo aquilo que permanece. É o caso das crônicas que vêm a seguir". Consolidada como estilo literário de relevância no país, a crônica brasileira é suave, inteligente e bem humorada - e a leitura é muito agradável.


As Cem Melhores Crônicas Brasileiras
Seleção Joaquim Ferreira dos Santos
Editora Objetiva
Média de Preço: de R$ 45 a 52,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário