Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pearl Jam – BackSpacer



Backspacer
é o novo álbum de estúdio do Pearl Jam, uma banda oriunda do movimento musical mais forte dos anos 90 ocorrido em Seattle, que era encabeçado pelo Nirvana.

Porém um movimento forte como, hoje em dia fica restrito as poucas bandas que restaram como o próprio Pearl Jam e o Mudhoney, as outras bandas foram sucumbindo ao tempo. Por isso esse disco é importante já eles conseguem manter suas influências setentistas, com a força peculiar dos anos 90 e ainda não soarem datados.

Longe de querer dizer que esse é o melhor trabalho deles, ou mesmo o meu preferido, mas ainda assim é extraordinária a sonoridade alcançada, que praticamente consegue revisitar as várias fases da carreira deles com músicas belas e também agitadas.

Relembrando seus primeiros discos, as duas primeiras faixas fazem uma introdução poderosa como “Once”e “Even Flow” do Ten, “Go” e “Animal” no Versus, aqui “Gonna see my friend” e “Got Some” nos relembram dessa força.

Da carreira solo de Eddie Vedder , que rendeu a trilha sonora do filme “Na natureza selvagem” tem “Just Breathe” e “The End” em que a música se estrutura ao redor da voz de Vedder com melodias mais limpas.

“The Fixer” a faixa de trabalho do álbum é bem agitada e completa, com uma levada contagiante e ainda tem um clipe, que não é muito comum a banda. Mas os poucos que eles fazem valem a pena serem vistos.

As faixas “Amongst the Waves”, “Unthought Know” e “Force of Nature” nos remetem a um tipo de estrutura musical inaugurada na carreira deles desde o Yield (1998) com melodias mais trabalhadas e calmas, sem tanta influência Punk, mas nem por isso menos impactantes, os efeitos de guitarra são bem explorados e equilibrados com uma linha de baixo mais limpa e pontual.

Sim, esse álbum é digno de relevância e de ser comprado. Por que talvez eu ainda ache que o ano é 2001 pra comprar CDs, e ouvi-los da primeira até a última faixa em seguida, apesar não fazer isso tanto quanto eu gostaria. Além de que , comprar cds orginais hoje em dia vêm com bônus com a opção de fazer o donwload de shows e de papéis de parede para o computador

Esse é um álbum de uma banda madura, em que a velha parceira com Brendan O´brian na produção se prova ainda muito eficaz, já que é possível ouvir seus integrantes participando de todas as músicas com relevância.

Observação: A produção gráfica do álbum com as ilustrações de Tom Tomorow são muito boas dando um ar descontraído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário