Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O Natal e a Linha do Equador

Dezembro agora estava passando pela Paulista, observando a decoração de natal, quando me deparei com algo que, acho eu, nunca compreenderei. Num certo ponto da mais paulista das avenidas, uma multidão chamou minha atenção. Isso porque havia um coral cantarolando músicas de fim de ano. Até aí, tudo bem. Confesso que não sou uma pessoa lá muito natalina e, na prática, tudo isso não tem significado algum pra mim. Mas que seja. O que eu não me conformo mesmo é com esse inconformismo de “não-neve”.

Então lá estava eu, parada no semáforo, quando começa a “nevar”. Sim meus caros, neve! Tudo bem que São Paulo tem um clima bem peculiar, mas neve já é demais! Eu coloquei a mão pra fora do carro e descobri: a neve era sabão. Pois bem.

Desde há muito tempo, aqui no Brasil, em dezembro é verão. Sabe como é. Aula de geografia básica. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o mundo em hemisférios norte e sul. Devido ao movimento de translação da Terra e seu eixo de inclinação nós, pessoinhas que vivem abaixo da Linha do Equador, ou seja, no popularmente conhecido hemisfério sul, passamos pelo verão em dezembro, já o pessoal do hemisfério norte fica com o inverno nessa época! É assim que funciona!

Então, goste ou não, não neva no nosso natal. E é muito provável que você passe o feriado de chinelas e blusa sem manga. E qual o problema nisso? Não sei. Falta de glamour? Ou é babaquice mesmo? Porque começo a achar que a segunda opção é bem mais provável.

Tudo bem que a TV só passa filmes norte-americanos de natal nessa época, e lá as pessoas cantam felizes vendo a neve pela janela, e tudo aquilo parece tão bonito... Ai, ai... Contudo querer ser o que não é já é bem triste... agora querer mudar o clima é prepotência demais! Aqui não é ! Só isso, simples assim. Deu pra entender? Aceite que você vive nos trópicos, área mais quente do mundo! E digo mais: fiquei sabendo por fonte fidedigna que até Papai Noel vem pra cá de bermuda e regata! Ou você acha que ele agüenta o calor naquela roupa quente?

Não fique triste, na Austrália também está fazendo calor. Chiquérrimo, não? E olha que eles falam inglês! Só me faça um favor: não me venha ficar emocionado com neve de sabão. Aí já é demais. Não tem espírito natalino que agüente!

O dia em que nevou na Paulista - em pleno verão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário