Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Crepúsculo

Segundo o dicionário, crepúsculo significa claridade frouxa, que precede o nascer do Sol ou persiste algum tempo depois de ele se pôr. Mas se você resolver sair por aí perguntando o que é crepúsculo, a maioria irá te dizer que é um filme ou um livro.

Não, eu não li o livro. Então vou poupar a tal da Stephenie Meyer que escreveu este e mais três “obras-primas”: Lua Nova, Eclipse e Amanhecer.

Mas eu vi o filme. Ah, era domingo a noite e estava passando na TV. Tudo bem, eu sei, isso não é desculpa o suficiente. A culpa é minha, eu sei. Mas agora eu já vi, vou fazer o quê?!?!

É claro que não estava eu esperando nenhuma obra de Alain Resnais. Contudo, foi muito pior do que eu esperava. A palavra “entretenimento” perdeu o significado pra mim.

Resumindo um pouco a coisa, a protagonista Bella (que teve o azar de ser interpretada por uma atriz sem nenhuma expressão facial) conhece um garoto rico e pálido chamado Edward, que faz parte de uma rica e pálida família. A moça muito astuta começa a desconfiar das esquisitices do sujeito pelo qual se encontra apaixonada. E o que ela faz? Ela procura informações no GOOGLE! Afinal de contas, hoje em dia, dá pra encontrar absolutamente tudo no google, não é mesmo, minha gente?

Vale lembrar que Robert Pattinson (ator que interpreta Edward) é o mocinho de filme mais maquiado da história do cinema, se não me falha a memória. Nem em filme que retrata a corte de Luís XIV da França no começo do século XVIII tem tanto pó branco!

Enfim, dentre as importantes questões que o casal apaixonado enfrenta estão “como vamos nos amar se você é um vampiro e quer meu sangue?” e “você é humana e vai envelhecer e eu não” e aí coloca-se mais um fator surpreendente: o sujeito se tornou vampiro com cara de 17 aninhos e está condenado a passar a eternidade assim. O que ele faz então? Ele cursa o high school várias vezes, como nos mostra a coleção de chapéus de formatura que a família esquisita tem na parede! Afinal, que vampiro não iria pra escola várias e várias vezes, passando por todas as humilhações que existe na escola norte-americana, especialmente sendo pálido e estranho?! Vai me dizer que você não faria essa escolha, se fosse um vampirinho bonzinho?

Você acha que já acabou? Não! A melhor parte vem quando o casalzinho vai passear no bosque e o vampirinho apaixonado revela o porque dos vampiros não saírem à luz do sol: é porque a pele deles brilha como diamante!!!! Vamos lá, vou repetir: os vampiros brilham!! Isso é quase uma heresia ao tradicional mito de virar pó, mas quem sou eu pra julgar...

Além disso, temos o fato de que os vampiros se reúnem na floresta pra jogar beisebol (porque sair na porrada não pode: é politicamente incorreto) e mordem o pulso (sim, pulso... pescoço é coisa do passado).

Isso sem falar nas cenas de “ação”. Bom... eu não vi nenhuma... devo ter cochilado. Desculpem-me.

E no fim das contas, qual é a conclusão que podemos chegar de tudo isso? Que assim se perdem duas horas de sua vida. Eu sou o tipo de pessoa que põe panos quentes na maioria dos filmes. Porém, esse me dá vergonha alheia. Mas tudo bem. Temos que levar tudo como um aprendizado! E eu aprendi que não vou ver nenhum dos outros filmes, de jeito nenhum.

Versão alternativa do final de Crepúsculo

Um comentário: