Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cinema - 1988

Depois de um tempinho, retomo meu saudosismo ao cinema dos anos 80. Os mais bacanas de 1988:

A Insustentável Leveza do Ser (The Unbearable Lightness of Being)

Baseado no livro checo (cujo nome é deveras complexo) publicado em 1984, por Milan Kundera. O romance se passa na cidade de praga em 1968. Virou filme em 1988, dirigido por Philip Kaufman e conta a história de um jovem cirurgião chamado Tomas (Day-Lewis), que está determinado a levar a vida de maneira alheia a quaisquer compromissos ou ideologias políticas. O filme traz ainda Juliette Binoche e Lena Olin, em um dos triângulos amorosos mais quentes do cinema. Foi indicado ao Oscar por Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.


Os Fantasmas se Divertem (Beetle Juice)

Essa comédia dirigida por Tim Burton, traz Geena Davis e Alec Baldwin como um casal recém falecidos que contrata um sujeito nada normal - o Beetle Juice (Michael Keaton) - para expulsar os novos moradores de sua velha casa. O filme, muito divertido, fez tanto sucesso que acabou levando uma série de desenhos para a televisão. Vê só:







Quero ser grande (Big)

Conta a história de um garoto que, depois de ser humilhado por uma garota que o acha muito novo, vai a uma máquina de desejos e pede para ser "grande". No dia seguinte, surpreendentemente, ele se vê transformado num adulto de trinta anos, que assusta até sua própria mãe, que, obviamente, não o reconhece e pensa que é um estranho (essa cena, por sinal, é muito engraçada). Quero ser grande foi indicado ao Oscar por Melhor Ator e Roteiro Original.









A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ)


Baseado no romance homônimo do grego Nikos Kazantzakis, publicado em 1951, este filme deu uma indicação ao Oscar à Martin Scorsese como Melhor Diretor, A Última Tentação de Cristo conta com Willem Dafoe no papel do próprio e Harvey Keitel como Judas.
Talvez o mais polêmico filme de Scorcese, este nos propõe uma instigante re-concepção da vida de Cristo não à luz das suas virtudes divinas, mas sim das suas inconfessáveis fraquezas humanas




Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit)


Baseado no romance Who Censored Roger Rabbit?, de Gary K. Wolf , O filme combina o uso de animações e atuações convencionais, e destaca-se no elenco Bob Hoskins, Charles Fleischer, Christopher Lloyd, Katheleen Turner e Joanna Cassidy. O filme se passa em Hollywood, em 1947, onde os personagens de desenho animado co-existem e interagem naturalmente com os seres humanos. O filme conta a história de Eddie Valiant, um detedive capturado em um mistério que envolve Roger Rabbit, um famoso astro dos desenhos animados acusado de homicídio. O filme, na premiação norte-americana, venceu nas categorias Melhor Montagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhores Efeitos Sonoros. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Som.


Nenhum comentário:

Postar um comentário