Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cinema - 1989

Pois é. Chego, alegremente, ao final da minha saga pelo cinema dos ano 80! Vamos ao meu último "melhor de cinco":


Batman (Batman)

Esse filme dirigido por Tim Burton, narra a saga do jovem e milionário Bruce Wayne, interpretado por Michael Keaton, que diante do assassinato de seus pais começa a se incomodar com a violência e as injustiças de sua cidade e dá início a sua empreitada para combater o crime. Nessa película o vilão é o insano e diabólico Coringa, muito bem interpretado por Jack Nicholson.



Ata-me (¡Átame!)

Não há como não saber que é um filme do espanhol Pedro Almodóvar. Primeiro pelas cores forte. Segundo pelo elenco, que conta com Antonio Banderas, Victoria Abril e Loles León, entre outros. E terceiro, pela peculiaridade da história: Banderas interpreta Ricky, jovem que, ao sair de um hospital psiquiátrico, reencontra Maria Osorio (Abril) uma mulher envolvida com drogas e atriz pornô que ele conhecera no passado em um bordel. Fascinado pela moça, que a amarra até o momento em que esta aprendesse a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos. Esse filme é, indiscutivelmente, a cara do Almodóvar.


Cegos, Surdos e Loucos (See No Evil, Hear No Evil)

Um é cego. O outro é surdo. Ambos foram testemunhas de um assassinato e ambos acabam se tornando os principais suspeitos do crime. Muitas cenas inusitadas e engraçadas acontecem enquanto Dave (Gene Wilder) e Wallace ("Wally", Richard Pryor) começam a ser caçados, tanto pela polícia quanto pelos verdadeiros criminosos. Essa é a história de uma das comédias mais malucas que eu já vi.





Um Morto Muito Louco (Weekend at Bernie's)

'Tá bom, 'tá bom! Essa sim é a comédia mais maluca que eu já vi na minha vida!! Afinal de contas, passar uma final de semana andando pra todos os lados com seu chefe morto fingindo que este não o está e ainda por cima ninguém notar é muito surreal mesmo! Bernie Lomax, interpretado por Terry Kiser é assassinado e seus dois funcionários Larry Wilson (Andrew McCarthy) e Richard Parker (Jonathan Silverman) simplesmente decidem fazê-lo parecer vivo. Amarram suas pernas na do morto e saem andando por aí, protagonizando cenas hilariantes enquanto curtem o final de semana e fogem dos assassinos.





Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poety Society)

Em 1959, um ex-aluno (Robin Williams) se torna professor da conservadora escola preparatória Welton Academy. Contudo, seu modo de incentivar seus alunos a pensarem por si próprios se choca com a ordotoxa direção do colégio, principalmente quando fala a respeito de uma tal "Sociedade dos Poetas Mortos".
Não escolhi esse filme filme porque foi premiado no Oscar (Melhor Roteiro Original) e outras premiações. Escolhi por motivos pessoais: sem dúvida, ao acabar de ver esse filme, tive, pela primeira vez, vontade de ser professora. Pois é...


Adendo: Fazer lista é uma tarefa difícil. Portanto, como minha listinha é descompromissada, posso fazer menções honrosas à outros filmes que me agradam muito: Querida Encolhi as Crianças e Olha Quem Está Falando é muito divertido, ainda mais quando se está no clima dos 8 anos. É o tipo de filme que eu vou por para os meus filhos assistirem. Conduzindo Miss Daisy é um filme simples e muito bonito e vale a pena ser lembrado aqui, assim como Meu Pé Esquerdo. E, por fim, meu lado bizarro me obriga a citar Cemitério Maldito, baseado no Pet Sematary do Stephen King, sujeito ao qual dedico muita admiração.
Encerro aqui com sua trilha sonora: Pet Sematary - Ramones!!!





Até mais, pessoas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário