Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

sábado, 17 de julho de 2010

Falta de Respeito

Nesse fim de semana que começa em 16 de julho de 2010, somos agraciados depois de 3 anos de atraso a estréia no cinema de “Deth Proof” de Quentin Tarantino. Para entender melhor, esse filme era parte de um projeto do Sr. Tarantino junto com Robert Rodriguez de reviverem as sessões de matinê que juntavam vários filmes em seguida. Até aí tudo bem ... a parte que coube a Rodriguez, “Planeta Terror”, foi lançada no tempo certo e ocupou a parte que lhe cabia nas salas de cinema.

Enquanto todos entendiam a decisão de separar os filmes para lançamento comercial para tentar atingir mais público, uma vez que dois filmes em seguida não é bem a idéia de diversão para o espectador comum de cinemas (somente para cinéfilos), a segunda parte do projeto derrapava na tentativa de ver a luz do sol, isso por que a distribuidora do filme não ficou contente com o desempenho de bilheteria de Kill Bill (o último filme de Tarantino até então) e resolveu por bem não lançar o filme no circuito comercial.

Aí começou o desespero, por que mesmo sendo poucos, os fãs desses filmes são fiéis, e a possibilidade de não conseguir vê-lo na tela grande e amargar um lançamento somente em DVD era bastante decepcionante.

Enfim, depois de 3 anos poderemos ver o filme . Mas a pergunta que realmente devemos fazer é: quantas pessoas esperaram essa estréia nos cinemas? Eu só posso responder por mim. Não esperei, assim que tive a oportunidade arrumei um DVD alternativo e assisti em casa por minha conta, com uma qualidade mais baixa é verdade , mas ainda assim eu vi o filme.

Presta bem atenção, eu não estou dizendo que isso é um hábito (comprar DVDs alternativos) mas nesse caso, diante de tanta falta de respeito e consideração com os fãs, eu não podia esperar a boa vontade de algum engravatado pra lançar o filme. Sim, eu adoro ir ao cinema e ver um bom filme na tela grande comendo pipoca e tomando refrigerante, mas não foi possível fazer isso com “Deth Proof”.

Agora analisemos a situação dos cinemas em geral. Em sua maior parte são complexos dentro de shoppings com 9 ou 10 salas, com uma boa estrutura e conforto (com exceção das músicas que tocam antes das sessões), não vou nem reclamar dos preços que são sim caros, mas ainda assim, podia ser pior. Na última semana eu reparei na variedade de filmes que passam, e infelizmente me decepcionei, já que nos complexos de 9 ou 10 salas estavam passando apenas 3 filmes. Isso mesmo 3 . E esses três filmes eram Toy Story, Sherk, e pra fechar com chave de ouro Eclipse (ou qualquer fase da Lua). Se isso não é uma clara preferência de público eu não sei o que é, deixando os outros segmentos sem opções, esse filme estrearia na quinta-feira e já se via filas pra assisti-lo na terça a noite.

Eu entendo a importância desses fenômenos para os cinemas e para a própria indústria cinematográfica, mas tudo tem um limite seja para Crepúsculo, Harry Potter, ou mesmo Guerra nas Estrelas. Agora vamos pensar direitinho, são somente três filmes em cartaz, sendo que dois são animações, qual o público alvo aqui? Claro que é o infanto-juvenil, não me entendam errado, eu assisti Toy Story e adorei, mas mesmo assim me pergunto onde estão os outros gêneros de filmes?

Segundo ponto: sessões dubladas ou legendadas. Eu concordo perfeitamente que é preciso haver os dois tipos de sessões, mas por que diabos têm uma sessão de “Esquadrão Classe A” (um filme claramente feito para o público da série oitentista, ou seja, já tem mais de 20 anos) dublada as 22:20? Será que alguma criança que não sabe ler irá assistir a esse filme a essa hora? Do fundo do coração eu acho que não! Essa sessão é feita para os marmanjos que tem preguiça de ler qualquer coisa até mesmo as legendas dos filmes ou mesmo a sinopse. Nessas horas ficamos impossibilitados de fazer qualquer coisa com relação a isso já que somos “reféns” da programação, eu já fui a sessões da meia noite do filme “Pagando bem que mal tem?”do Kevin Smith que era censura 18 anos e era DUBLADA. Por favor, sessões depois das 20:00 hrs somente legendadas. As próximas gerações agradecem por não formarmos pessoas medíocres que sequer conseguem acompanhar as legendas no cinema.

Ah, se você quiser saber, “Deth Proof” é muito bom. Tem tudo que um filme tarantinesco tem que ter. Um Maníaco, diálogos muito bons, personagens carismáticos e grandes referências a filmes B antigos. Se é o melhor dele como muitos gostam de alardear a cada filme lançado? Não, mas é um filme muito bom e divertido para os apreciadores de cinema.

PS. Eu não sou contra fenômenos no cinema, desde que eles não me atrapalhem.

2 comentários:

  1. Vi,
    Esses dois últimos finais de semana fiquei com o meu sobrinho de 7 anos e levei o garoto para ver Toy Story 3 e Shrek. É um absurdo o valor que se paga para essas grandes redes de cinema. E sabe o que você ganha em troca? Filas enormes, músicas irritantes antes da sessão e uma sala suja, imunda, com o chão colando!!! Isso porque essas redes não querem perdem um minuto de lucro, então eles enfiam vc na sala suja mesmo.
    Fora o que você comentou sobre a programação...
    Alguns filmes só passam em salas mais alternativas como as três do cinema Belas Artes... pelo menos ainda temos essas salas para consolo... Porque se o filme não for um Blockbuster Americano, esquece... só veremos em festivais ou salas alternativas...
    Brasil....

    Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  2. Não quero nem comentar a falta de respeito do departamento de cultura com relação às traduções dos títulos de filmes e a demora para a estréia deles no nosso território ( mesmo que os produtores por vezes atrasem o lançamento, não custava um esforço nosso para o prévio lançamento). Esse "Prova de morte" é uma genuína homenagem aos "grind houses" e aos filmes B, além da mistura deliciosa com a linguagem pós-moderna DE Tarantino. Uma beleza de filme...

    ResponderExcluir