Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

sábado, 24 de abril de 2010

Especial Cinema 1987

Olá! Embora esteja atrasada, aqui vai a listinha dos filmes mais marcantes de 1987:


Os Intocáveis (The Untouchables, EUA)
Direção: Brian de Palma
Elenco Principal: Kevin Costner, Robert DeNiro, Sean Connery, Charles Martim Smith, Andy Garcia.

O filme é ambientado em Chicago, nos anos 30 - logo após a grande crise econômica de 1929 - e conta a história do agente Eliot Ness (Kevin Costner) que recruta um pequeno time de corajosos homens para tentar acabar com o império do gângster Al Capone (Robert DeNiro).
Por sua interpretação, Sean Connery levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 88.



Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love, EUA)
Direção: Steve Rash
Elenco Principal: Patrick Dempsey, Amanda Peterson, Courtney Gains, Tina Caspary e Seth Green.


Sim, uma comédia romântica na minha lista! Namorada de aluguel conta a história de Ronald Miller (Patrick Dempsey) que era um nerdinho que sempre sonhou em ser o popular do colégio. Ronald consegue realizar seu "sonho" quando a linda e popular Cindy Mancini (Amanda Peterson) está precisando de dinheiro e acaba aceitando grana para que finja ser namorada do moço. Todo esse monte de clichês e estilo norte-americano acabam sendo bem aproveitados e o filme fica bem engraçadinho, especialmente no baile de formatura onde Ronald "lança" a dança do tamanduá africano. Veja aí!







La Bamba (La Bamba, EUA)
Direção: Luis Valdez
Elenco Principal: Lou Diamond Phillips, Esai Morales, Rosanna DeSoto e Elizabeth Peña.

Richard Steven Valenzuela, o Ritchie Valens, marcou o final da década de 50 com uma carreira meteórica, receada de sucessos inclusive a canção que intitula o filme La Bamba, que você pode até não gostar, mas já ouviu inúmeras vezes. Valens era descendente de mexicanos e fez muito sucesso nos EUA (e estamos falando da década de 50). Sua carreia foi encerrada num acidente de avião, em 1959, que tirou sua vida e de outros astros do rock da época: Buddy Holly e Big Bopper.








*O Milagre Veio do Espaço (*batteries not included, EUA)
Direção: Matthew Robbins
Elenco Principal: Hume Cronyn, Jessica Tandy, Frank McRae, Elizabeth Peña, Michael Carmine.

Bem familiar, O Milagre Veio do Espaço conta a história de alguns moradores de um prédio antigo que devem sair do local para que o lugar seja demolido. Cinco inquilinos decidem não sair e uma gangue é contratada para retirá-los de lá de algum jeito. E é aí que criaturas extra-terrestres eletrônicas aparecem. As personagens sofridas e as criaturas do espaço esperançosas fazem uma trama levada no bom humor e despertam uma certa compaixão em quem assiste.




Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, EUA)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco Principal: Matthew Modine, Alam Baldwin, Vincent D'Onofrio, R. Lee Ermey e Dorian Harewood
Kubrick nos leva a entrar no mundo do exército que treina seus recrutas de forma fanática e sádica para transformá-los em máquinas de guerra, para combater no Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros, ficam desumanizados e vão para o horror da guerra. Foi o penúltimo filme de Kubrick e é, ao lado de Platoon e Apocalypse Now, considerado um dos melhores filmes sobre a Guerra do Vietnã. Foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado, pois é baseado no romance de Gustav Hasford, The Short Times.

É claro que toda lista é lá meio tendenciosa. Esta tende para os filmes que, pessoalmente, aprecio mais. Porém, outras películas do ano em questão também merecem ser citadas: Arizona Nunca Mais, Garotos Perdidos, Império do Sol e A Festa de Babette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário