Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cinema - Especial 1986

Nessa semana nossa listinha cinematográfica relembra os mais bacanas de 1986. Veja só:


Platoon (Platoon, EUA)
Direção: Oliver Stone
Elenco: Tom Berenger, Willem Dafoe, Charlie Sheen, Forest Whitaker, Francesco Quinn, entre outros.

Platoon tem como pano de fundo a Guerra do Vietnã. Chris (Sheen) é um jovem recruta norte-americano que vai à guerra porque acredita que deve lutar por seu país, como seu pai e avô. Mas aos poucos sua crença nessa luta por seu país vai se perdendo ao experimentar muita violência que parece não ter mais sentido. Stone escreveu o roteiro baseado na própria experiência que teve durante essa guerra. O filme foi vencedor no Oscar de 87 nas categorias Melhor Filme, Diretor, Som e Montagem e ainda concorreu por Melhor Ator Coadjuvante (Tom Berenger e Willem Dafoe), Melhor Roteiro Original e Fotografia. Foi premiado também no Globo de Ouro, No BAFTA e no Festival de Berlim.




O Declínio do Império Americano (Lé Declin de l'Empire Américain, Canadá)
Direção: Denis Arcand
Elenco: Dominique Michel, Dorothée Berryman, Louise Portal, Pierre Curzi, Rémy Girad, entre outros.

Não é o tipo de filme que agrada todo mundo e não vai te fazer morrer de rir no sofá - e nem é essa a intenção. Conta a história de um grupo de intelectuais que se reúnem para um jantar. Nesse tempo discutem diversos assuntos e passeamos por críticas sociais e reflexões individuais. O título sugere que todo império, durante a história, teve seu auge e sua decadência. Assim, remete-nos a refletir sobre a hipocrisia da perfeição do estilo norte-americano de viver aludindo o declínio de um império. Foi indicado ao Oscar por Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o holandês O Assalto (De Aanslag).






Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth, Inglaterra, EUA)
Direção: Jim Henson
Elenco: David Bowie, Jennifer Connely.

Esse filme deixava a criançada colada na frente da TV, pois Sara (Connely, bem jovenzinha com seus 15 aninhos) precisava atravessar um laribinto mágico para chegar no castelo do malvado Jareth, o rei dos anões, sujeito que havia levado seu irmãozinho pequeno. Tudo bem que dá para perceber bem em algumas cenas que são dois meninos diferentes que fazem o pequenino. Mas tudo bem, eu, pessoalmente, só notei depois de me tornar essa velha chata que sou (sic). A trilha sonora foi composta e cantarolada pelo próprio Bowie, sujeito esse que aprendi a adorar desde criancinha...










Dance Magic Dance!




Conta Comigo (Stand By Me, EUA)
Direção: Rob Reiner
Elenco: Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O'Connell, Kiefer Sutherland, entre outros.

Baseado no conto O Outono da Inocência - O Corpo (The Body) de Stephen King, Conta Comigo narra a história de quatro amigos que saem em busca de um corpo de um adolescente que estava desaparecido há mais de três dias, na mata e essa aventura acaba se transformando numa jornada de auto-conhecimento, que os marcaria para sempre. Foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Sabe-se que nessa história há muito da vida pessoal de King. A parte onde sanguessugas colam em um dos rapazes aconteceu com o próprio King, segundo ele.








Stand By Me - Trilha do Filme



Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, EUA)
Direção: John Hughes
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones, Jennifer Grey, Cindy Pickett, entre outros.

Nesse filme, um cara sente um desejo incontrolável de matar aula e faz de um tudo para que isso aconteça - e para não ser descoberto em sua peraltice e não ser punido. Que sonho! Sem dúvida nenhuma deixou um monte de adolescente com a cabeça cheia de idéias malucas!

Matar aula seria ainda mais divertido se o pai do meu melhor amigo tivesse uma Ferrari...








E que final!

Um comentário:

  1. Adorei a lista. Aliás esta versão de Stand by me é a melhor que já ouvi.
    Bjs
    Roberta

    ResponderExcluir