Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Como descartar seu e-lixo


Não é necessário ficar aqui explicando as necessidades de descartar qualquer tipo de lixo de maneira adequada, ou seja, de maneira que esse lixo não fique acumulado em qualquer lugar e, de preferência, que seja reaproveitado. Se você mora na região choveste, por exemplo, já percebeu que o clima anda meio diferente e que excesso de gente e de lixo pode causar alguns probleminhas no cotidiano.

Quando você troca seu celular por outro muito mais moderno que tira foto, filma, toca música e faz cafés ou quando você troca seu computador por um muito mais novo e muito mais legal, você joga as coisas antigas fora e causa um problemão com um monte de lixo. Mas não é porque você compra algo novo que tem que jogar as velhas em qualquer lugar, não é colega?

Por isso, vou dedicar um tempo para mostrar algumas maneiras de descartar melhor o NOSSO e-lixo, lixo proveniente de equipamentos eletrônicos, em geral.


Para começar, há um site bem bacana, o http://www.e-lixo.org.br/, que indica lugares mais próximos de você que recebe e-lixo. Você só precisará digitar seu CEP, nº da residência e o tipo de lixo que quer descartar. Infelizmente, esse serviço só funciona para São Paulo.


Existem outras opções para procurar um descarte adequado para aquilo que você não quer mais, veja só:


Associação Brasileira de Distribuição de Excedente: http://www.abre-excedente.org.br/;
Casas André Luiz: http://www.andreluiz.org.br/;
Comitê de Democratização de Informática: http://www.cdi.org.br/;
Centro de Recondicionamento de Computadores: http://www.oxigenio.org.br/;

Existem empresas que promovem um canal para recolher material da própria marca, como:

HP: bit.ly/reciclagemhp;


Operadoras que recolhem celulares, baterias e acessórios:

Nokia: bit.ly/reciclagemnokia;
Vivo: bit.ly/vivorecicle;
Claro: bit.ly/clarorecicla;
Tim: bit.ly/reciclagemtim.


Para encerrar, a USP tem o Centro de Coleta, Reúso e Descarte Susentável de Lixo Eletrônico, que fica dentro da cidade universitária e recolhe computadores e afins e reutiliza praticamente todo o material. Para informações ligue (11) - 3091 - 6454, mande um e-mail para consulta@usp.br ou vá até lá, funciona de segunda a sexta, das 8h as 18h.

Agora, ao invés de só reclamar das chuvas, da poluição, das enchentes e do governo aproveite para fazer sua parte.

Todas essas informações foram retiradas da Folha de São Paulo, de 31 de março desse ano.

Um comentário:

  1. Muito útil!!! Minha família costuma doar o e-lixo e os móveis da casa que trocamos para as Casas André Luiz, que enviam pessoas até sua porta para retirar os itens! Não precisa nem se deslocar.

    ResponderExcluir