Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Pearl Jam 04/nov/2011

Show – Pearl Jam 04/nov/2011
Em primeiro lugar quero deixar bem claro que eu não abandonei o blog , por mais que tenha parecido . Eu não tenho uma desculpa boa pra não escrever mais como “ ah , tô sem tempo” ou qualquer coisa que o valha. Na verdade, eu sou um puta preguiçoso mesmo ... e eu juro que eu tento mudar isso ...então, nada melhor pra restabelecer contato do que o grande show de uma das maiores bandas da atualidade e quiçá de todos os tempos.
No dia 04 de novembro no Estádio do Morumbi, o Pearl Jam fez a segunda apresentação da sua segunda passagem por terras brasileiras. Vou ter analisar com alguma objetividade, mas já adianto que vai ser difícil, pois como pode reparar eu sou um grande fã da banda, e espero que ao longo do texto os motivos disso fiquem claros.
Em primeiro lugar, queria analisar o lugar que foi realizado. O Estádio do Morumbi é bem grande e tem uma acústica excepcional, com relação a isso nenhum um tipo de queixa, estava bem alto e muito bem regulado, a organização e acesso aos lugares, já que eu fiquei na arquibancada, foram muito práticos na funcionalidade. Mas se tem uma coisa a se levar em conta com o local , é a infra-estrutura ao redor. Estação do metrô?? Só daqui a alguns anos! E o problema nas ruas ao redor ... carros e pessoas disputavam as ruas...isso é uma coisa a se pensar...como nos shows na Chácara do Jóquei que eu já fui e a saída é sempre um suplício.
Agora, o que realmente importava era a banda. E com isso não há reclamações, na comemoração de 20 anos de carreira eu não consigo imaginar uma banda em melhor forma, e maior sintonia uns com os outros. Todos tem uma desenvoltura no palco que é invejável, com liberdade para tocarem do jeito que acharem melhor, e isso é um reflexo do setlist. Que setlist??
Essa é uma das atrações do Pearl Jam . Eles não repetem as músicas de um show pra outro. É tudo decidido alguns minutos antes do show. Então pode se preparar para surpresas. Claro que eles tocam os grandes sucessos, mas também não deixam a desejar na execução das músicas que somente quem ouve o álbum inteiro é que conhece. Isso gera gratas surpresas como, por exemplo, quando tocaram “severed hand” e “inside job” desta vez, ou “Lukin” em 2005 no Pacaembu. A propósito, se compararmos as duas passagens devo dizer que são equivalentes pois conseguiram uma interação maravilhosa , e foi um show digno de uma grande banda de Rock. É o tipo de show que sempre dá um gostinho de quero mais, por que sempre tem músicas diferentes com uma margem pra variação que é incrível. Segundo entrevista na Folha do dia 3 de novembro, o guitarrista Mike McCready diz que eles tem por volta de 200 músicas ensaiadas, e umas duas horas antes do show são escolhidas as músicas.
Além da turnê brasileira, também é bom destacar que pra comemorar os 20 anos de estrada o Pearl Jam está lançando um documentário sobre a banda dirigido pelo velho amigo deles Cameron Crowe diretor de Filmes como “ Quase famosos” e “Vida de solteiro” , nesse ultimo o próprio Pearl Jam aparece. É documentário com muitas cenas antigas de bastidores e entrevistas, a partir daí é possível ter uma idéia de como é o relacionamento deles como banda.
Pensamento Enfurecido: Bom, infelizmente tenho q eu destacar dois pontos negativos, já que nada nesse mundo é perfeito.
1) Aos infelizes que só foram ao show pra ouvir “Jeremy”, “Alive”, “Last Kiss”, e qualquer uma que música que só fez sucesso no rádio e não na sua vida, da próxima vez fiquem em casa e quem sabe eu consigo ir na pista e pular na maioria das música. Já que os seres destacados só se manifestavam nessas músicas e no resto ficavam com os braços cruzados.
2) Nas últimas músicas as luzas do estádio já estavam acesas, isso foi uma falta de sensibilidade extremamente constrangedora. Isso é um problema da organização do estádio que deve ser revisto.
Olha o setlist completo:
1-“Go”
2- “Do the evolution”
3- “Severed hand”

4- “Hail hail”
5- “Got some”
6- “Elderly woman behind the counter in a small town”
7- “Given to fly”
8- ‘“Gonna see my friend”
9- “Wishlist”
10- “Amongst waves”
11- “Setting forth”
12- “Not for you”
13- “Modern girl”
14- “Even flow”
15- “Unthought unknown”
16- “The fixer”
17- “Once”
18- “Black” ( Pausa)
19- “Just breathe”
20- “Inside job”
21- “State of love and trust”
22- “Ole”
23- “Why go”
24- “Jeremy” ( Pausa )2
25- “Last kiss”
26- “Better man”
27- “Spin the black circle”
28- “Alive”
29- “Baba O’Riley”
30- “Yellow ledbetter”
Cada um tem suas preferências, mas eu acho que foi muito PHO-DA!!!!

Um comentário:

  1. Tô meio atrasada por aqui...

    Pena não ter ido a esse show...

    Pearl Jam é uma das bandas da minha vida... fiquei emocionada quando vi o show em 2005.

    Só um adendo ao seu pensamento enfurecido 1: eu também odeio esse pessoal que vai à Shows só para dizer que foi, ou seja, conhece duas músicas só canta essas e no restante do show fica com cara de idiota... Presenciei isso no show do Cranberries (eu me sentia isolada, cantando e pulando sozinha) e no show do Chris Cornell (show este povoado por meros fans do Audioslave... as pessoas fizeram cara de bunda para "Outshined", acredita??? E quando comecei a gritar pedindo "Jesus Christ Pose" me olharam como se eu fosse um ET... tudo bem... sou velha...)

    Adorei o post! Vc é meu amigo fodástico!!!

    Beijos

    ResponderExcluir