Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

REFLEXÃO SOCIAL

Ah o final do ano ... Sempre nessa época é costume repensar como foi o ano que passou e o que desejamos para o que virá, ainda mais em um ano de eleição em que o Brasil elegeu sua primeira mulher como presidente.

Mas antes de pensarmos em criticar pessoas e políticos, devemos pensar em termos sociais e pra onde está sendo direcionada a sociedade em que vivemos. Não vim aqui falar mal de gostos musicais, cinematográficos e escolhas alheias, isso, cada um tem o seu, uns melhores do que os outros é verdade, mas mesmo assim devem ser respeitados (mas não custa tentar fazer esses pobres coitados assistirem/ouvirem coisas diferentes e melhores).

Os termos sociais que devemos destacar se referem a população brasileira, será que ela realmente está evoluindo da forma que deveria? Claro que é pretensão minha querer analisar uma mudança social em algumas linhas num blog. Mas mesmo assim o farei por que todos deveriam fazer essa reflexão, e não necessariamente no fim do ano, mas já que é costume fazer, então mãos a obra.

Obviamente o Brasil melhorou seu poder aquisitivo, é raro ver uma casa hoje em dia, que não tenha uma televisão de plasma. As promoções da copa ajudaram bastante com isso, é válido também lembrar que estamos saindo de uma crise econômica planetária que afetou as maiores potências, e por aqui, como foi muito bem salientado pelo nosso presidente foi apenas uma “marolinha”. Os críticos adoram criticar o populismo/popularismo, mas o que ele disse é um fato comprovado. Isso só apóia mais a idéia de que pelo menos estamos sendo bem governados de acordo com o possível.

Outro fato importante e mais recente digno de nota, é a invasão do complexo do alemão no Rio de Janeiro, longe de mim dizer quem está certo ou errado e iniciar uma discussão a respeito do poder paralelo e a violência institucionalizada, mas é bom notarmos como tudo foi colocado de uma forma extremamente maniqueísta. Os policias são os “mocinhos” e os traficantes os “bandidos”. Isso é bom certo? Só em filme norte americano. Por que nessa equação normalmente se esquecem de incluir a população que mora nesses lugares, e sofrem com os dois lados se enfrentando.

Aqui vale lembrar uma coisa muito esquecida principalmente nas eleições, o Estado tem que zelar pela segurança da população, e fazer tudo que eles não podem fazer por si mesmos. É bom lembrarmos sempre disso, na hora do voto e também na hora de cobrar algo de algum político. Aliás cobrar dos políticos deveria ser uma prática mais comum, já que eles só se preocupam com o eleitorado quando precisam de votos, mas na hora de aumentar seus rendimentos não se preocupam com as pessoas que passam necessidade e não tem condições de nem ao menos comer todos os dias.

Sim, estou aqui elencando fatores da nossa sociedade que devem ser refletidos para haver uma melhora. Mas toda a sociedade é composta de cidadãos, e onde os cidadãos são formados? Ponto pra quem disse nas escolas. Será que essas instituições estão aptas a realizar um desenvolvimento civil nos jovens e crianças brasileiros?

Eu arrisco dizer que esse modelo não é mais competente o suficiente pra abraçar todas as necessidades das novas gerações. E o problema não é só do governo que não dá condições de trabalho, mas também de professores que não se preocupam em ensinar e aprender métodos novos que dialoguem com a realidade dos estudantes, ou mesmo de direção que por muitas vezes é covarde e preguiçosa, e por último também dos alunos que uma grande parcela não se preocupa em aprender e encara a escola como um clube onde acha que tem o direito de fazer o que quiser. Educação é um problema social sim , que vêm desde famílias desestruturadas ou algumas nem tanto, mas mesmo assim não tem prazer ou mesmo não dão valor a aprender coisas novas.

Muito fácil apontar os defeitos, isso eu já fiz aqui. As soluções devem ser pensadas em conjuntos, todos devem prezar pela sociedade e pelos cidadãos ou não teremos o que deixar e nem pra quem deixar.

PS: Eu sei que o Blog ficou meio abandonado nesses últimos meses, mas irei me esforçar mais para escrever com uma freqüência maior.

3 comentários:

  1. Eu sempre encontro nos seus posts um grito no escuro, onde você realmente consegue se expressar. Falar o que realmente importa pra você. Adoro isso porque no mundo alienado em que estamos, consigo enxergar seriedade nos posts.
    Parabéns, Bruna.

    ResponderExcluir
  2. muito bem moço...gostei muito do que vc escreveu, principalmente a parte que fala da educação. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tá na hora de vc começar a creditar as fotos que vc usa...

    ResponderExcluir