Pra quem gosta de ler, ver e ouvir - e outras coisas do tipo.

domingo, 6 de junho de 2010

Por que todo mundo acha que sabe de História?


Muito se debate com relação a funcionalidade da História, já que muitas pessoas não conseguem ver a importância dessa ciência/arte para o desenvolvimento do ser humano dentro do seu próprio senso crítico e da formação de sua personalidade. A História não se resume a personagens e datas, mas é tão abrangente dentro dos seus processos que pode tratar dos assuntos mais variados possíveis, como por exemplo, as mentalidades de uma época e como elas influenciaram sua própria época ou a própria realidade política ou econômica. O que eu quero dizer com isso? Que todo mundo deveria aprender a interpretar os fatos históricos, mesmo aqueles que são exclusivamente pessoais, para conseguir tirar proveito de cada uma dessas experiências da maneira devida, em tudo que se vive é possível aprender alguma coisa.

Não é raro de se ver a História sendo tratada como somente uma curiosidade, que não vai servir para mais nada além de satisfazer uma parte sua que necessita de respostas verdadeiras. Infelizmente todos têm essa necessidade, uns mais aflorados do que outros. A necessidade de uma resposta definitiva é comum, mas nem tão importante assim, a vida passa longe das certezas e o importante também é a observação e aprendizado analisando cada um desses fatos com o já citado senso crítico.

Muitas vezes, já aconteceu comigo, de travar discussões épicas a respeito de fatos históricos que alguém julga saber uma versão definitiva e não aceitando novas idéias de maneira alguma, comprometendo a apreciação do fato de maneira mais imparcial. Nesses casos acho que não vale a pena tentar colocar juízo nessas cabeças afetadas, por que é difícil mudar certas coisas, e quando a própria pessoa não quer mudar, é uma tarefa ingrata e quase impossível.
Então por que as pessoas sempre acham que sabem História? Exatamente por que julgam a História como uma coisa acabada e sem futuro, como a ciência do passado que só se encontra em museus. Desvalorização dos profissionais da História já é algo antigo, desde que resolveram contar a versão “oficial” da História Brasileira com D. Pedro I(com a cara do Tarcísio Meira) proclamando a independência em cima do seu cavalo branco e esquecendo e minimizando outras perspectivas que poderiam e deveriam contribuir para a formação da nação.

Uma convenção comum é colocar o Brasil como um país de festa e que povo é sempre amigável, que acolhe bem a todos os tipos de pessoas, ledo engano. Nosso belo e “exemplar” país foi forjado à custa de muitas vidas sim, por que não ?? Só por que nossa independência foi acordada entre Inglaterra e Portugal? Mas os que as pessoas esquecem é que o Brasil está muito longe de ser somente a Região Sul e Sudeste, o Nordeste é repleta de revoluções e revoltas, insurreições e protestos. Nosso povo é guerreiro e heróico sim como gosta de bradar nosso glorioso hino, mas resolveram por bem colocar na cabeça brasileira que somos todos de um povo de “boa fé” e pacato, quando não somos os malandros com um “jeitinho” pra tudo, certo Sr. Walt Disney? Essa simplificação da História é o que contribui pra todo mundo achar que conhece o ofício sem nenhuma estudo aprofundado.

O primeiro passo para esse projeto de alienação coletiva e popular é a desestabilização da própria História Nacional, com menos aulas de humanas na grade curricular. Que é importante saber matemática e português não há dúvida, mas história também faz parte da nossa vida e do cotidiano.
Não é fácil compreender a complexidade dos fatos históricos, não é somente ler um livro didático e achar que está totalmente inteirado do assunto, e que consegue visualizar totalmente as várias camadas do acontecido. É preciso muito estudo e reflexão, por que ao contrário de publicações que se dizem super interessantes e somente apresentam constatações superficiais e por muitas vezes óbvias, os Historiadores se empenham na pesquisa de documentos de época e estudos contemporâneos para chegar perto de uma conclusão.

2 comentários:

  1. Como atual aluna e futura guerreira na sociedade, tanto apoio como concordo com absolutamente tudo o que foi dito.
    Também acredito que quando uma pessoa não é interessada em um assunto não é por maldade, é por ignorância . Porque se pelo menos tentasse prestar atenção em qualquer que fosse o tema, no mínimo algum novo conhecimento tiraria de qualquer assunto que fosse tratado, no minimo.
    Principalmente história, que , não querendo pucar o saco, é uma matéria importantíssima pra qualquer um que queira ter o mínimo conhecimento para... sei lá... levar pro mundo, ou para guardar para si mesmo. É complicado falar qualquer coisa sobre isso porque cada um tem um pensamento... mas eu acho que não apreciar, não precisa gostar, basta apreciar, história é falta de interesse por quem vc é.
    Me impolguei... rsrsr
    Parabéns, Teacher.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Algum professor me disse: "Estude o passado, para compreender o presente e pensar sobre o futuro". Isso é história!
    Concordo com tudo dito acima. Muitos dizem: "Estudar história é fácil, nada muda nessa matéria". O desconhecimento da complexidade da história faz com que pessoas emitam esta e outras opiniões. A maioria não sabe que há uma metodologia de estudo do fato histórico e uma análise do mesmo. Sem história, não teríamos cultura. Pessoas sem passado simplesmente não existem.
    Ampliando o foco, isso acontece em outras áreas de humanas, como letras e filosofia (no caso de letras, falo por experiência própria, só há interesse na forma da língua, normas, etc.).
    Desvalorizar tais campos de estudo é um processo de emburrecimento, de desvalorizar o senso crítico.
    Assim fica mais fácil dominar o povão, não?!?
    PS: Belo texto, Vi!

    ResponderExcluir